segunda-feira, 20 de julho de 2009

As amigas


Nesse dia do “Amigo”, os homens que me perdoem, mas gostaria de homenagear todas as minhas amigas. Podem ser de longa data, novas, parceiras de balada, boas ouvintes que oferecem colo, de longe ou que passam para dar um oi. Não importa, todas estão sempre por perto quando você mais precisa. Existe ainda, a amiga irmã, que mesmo tão longe sempre será melhor a amiga que você pode ter na vida e que o amor é tão grande que simplesmente não dá para se explicar.

Amigas são sempre especiais, cada uma da sua maneira e por isso sempre valorizei muito esses relacionamentos. Mas com a separação percebi que ter amigas para compartilhar todos os momentos é maravilhoso demais! Portanto, esse post é principalmente para agradecer a todas as minhas amigas que moram no meu coração.

Sabemos que algumas amizades vêm e outras vão, o que é lamentável, mas faz parte da vida. Mesmo assim isso pesa muito no momento da separação, porque não são nossas escolhas se separar de pessoas queridas. A única decisão tomada é de não viver mais ao lado de quem não amamos mais. Eu sabia que algumas pessoas se afastariam e acho isso perfeitamente normal, mas se concordo? Não, concordo, sou totalmente egoística neste aspecto e gostaria que todos mantivessem a amizade, mas infelizmente não é assim.

É engraçado como logo no início já dá para perceber quem vai e quem fica. Isso acontece quando você simplesmente não recebe a famosa ligação: “como você está?”. Mesmo assim as pessoas sempre surpreendem tanto para o bem quanto para o mal. Os anos de terapia fizeram o que eu lidasse melhor com isso, mas existem coisas que simplesmente não consigo aceitar.

As amigas casadas sobraram poucas, mas leais e presentes. Tínhamos um grupo de cinco casais que sempre estávamos juntos. Apenas uma dessas amigas continua casada e muito bem por sinal. Como ela está no segundo casamento , já tinha passado por essa fase e sempre me dizia “você vai perceber como algumas pessoas vão se afastar”. Eu ouvia, mas não achava que fosse assim. OK, você tinha razão amiga, algumas simplesmente sumiram do mapa, mas outras surgiram e também algumas amizades evoluíram muito. E olha que não só entre solteiras, mas entre as casadas também. Fico feliz com isso porque odiaria pensar que uma amiga se afastou por eu representar uma “ameaça”.

Mesmo sentindo uma grande alegria quando percebo as grandes amigas que tenho por perto, algumas inclusive “bem pertinho”, a separação me trouxe algumas decepções bastante delicadas. Posso dizer de carteirinha para vocês que “uma amiga” continuar amiga de ambos os lados é quase impossível. Quer dizer, ter contato e sair de vez em quando, ok, mas é impossível não tomar partido de nenhum dos lados. Eu não acredito nisso.

Enquanto a separação rolava bem e a amizade entre eu e o ex ainda existia eu conseguia até tolerar algumas falhas na dupla amizade, afinal, ele precisava mais dela do que eu. Até que ponto isso é verdade? Não sei, mas era a minha forma de justificar ser deixada de lado algumas vezes, ficar em segundo plano e até ouvir os sofrimentos dele, o que também me fazia me sentir péssima. Mas o detalhe foi que demorou a cair a minha ficha que essa amizade tinha data de validade e que ser imparcial é impossível.

Não posso negar que isso me magoa, afinal era uma pessoa muito querida por mim. Senti-me traída quando ela tomou a decisão de dividir apartamento com o ex e não ter comentado comigo. Fiquei ainda mais chateada quando ela tentou fazer parecer que eu fosse uma péssima amiga porque não fui capaz de oferecer o quarto vago no meu apartamento. Desculpe, mas eu tenho direito de querer ficar sozinha e eu precisava disso. Hoje vejo que minha decisão foi acertada e que o tempo mostrou que nem sempre valorizamos as pessoas certas.

Dessa vez a opção de afastamento foi minha, mas simplesmente não podia sentir a sensação de estar dormindo com o inimigo, se é que me entendem. Se um dia vou perdoar? Acho que sim, mas acho que foi mais uma das mudanças conseqüências da separação que temos que enfrentar e que talvez seja para melhor. Sabe o que é o mais curioso? Essa mesma amiga me apresentou a primeira pessoa que saí quando me separei. Imagino que tenha acontecido isso do outro lado também. Mas deixa para lá. Isso já é passado.

Amigas! Adoro todas vocês e obrigada por estarem sempre por perto, cada uma de seu jeito especial. Vocês fizeram que tudo fosse mais fácil do que parecia. Obrigada!

12 comentários:

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Oi Cris!

Tirei o atraso e li o blog todo!

Feliz dia do Amigo para vc tb!!

E amizade é como amor...tem que ser bem natural. Qualquer movimento forçado, já não é para ser. Então, só fica quem realmente "bate".

beijoss!!!

deb

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Oi Queridona,

Feliz Dia do Amigo!!!!

Acho vc maravilhosa, obrigada por ser minha amiga.

Beijão,

Bela - A Divorciada

inês disse...

Cris querida,

Tem gente que vai e passa tem gente que chega e fica. Mas a empatia a primeira n'ao erra e isso aconteceu conosco. Você é minha filha gauchinha brava guerreira, que não se acomoda e luta pela felicidade.
Te admiro e fico orgulhosa de ser sua amiga.
Já usei a malha e ficou ótima!

Nikita Ferraz disse...

Inês,
Você é uma mulher especial. Te adoro. Como sempre te falo: quero ser você quando crescer...rsrsrsr

Beijos

Nikita Ferraz disse...

Deb e Bela!
Adoro vocês! Das pessoas que surgiram vocês com certeza vieram para ficar no meu coração.
beijos

Roberta da Purificação disse...

Nikita,
obrigada pela visita ao meu blog.
me identifiquei muito com este post, pois o que mais tem me tocado é justamente o fato de algumas pessoas "do lado de lá" (amigos do ex) não terem nem mesmo perguntado se eu estou bem... a verdade é que as relações eram superficiais, pelo menos da parte deles... enfim, a gente aprende a valorizar quem realmente merece. bela, por exemplo - há muito tempo não a via, as duas haviam casado e seguido seus rumos, mas ela foi a pessoa que mais me animou depois de tudo isso! amiga, te adoro (espero que ela veja!)

Roberta da Purificação disse...

ah! vi que vc entrou no meu blog profissional, aproveite para conhecer clarapalida.blogspot.com!

Nikita Ferraz disse...

Oi Roberta,
Sei exatamente o que está sentindo. Isso magoa, chateia, nos faz chorar, mas passa. E novas amizades maravilhosas aparecem.
Boa sorte!

Pitty disse...

Cris!!
Feliz dia do amigo atrasado....
Muito bom ter lhe conheçido...
Adorandoo blog..
Beijos no Coração.
Pitty - ssa

Anônimo disse...

Quero dizer que fiquei atônita, que gargalo desafogado, você é uma Mulher que diz a que veio, adoro seu jeito, sério e bricalhão, espevitado e adocicado. Maluquinha sempre que pode, e sincera no mundo, mas quando alguém dá uma mancada, ah, segure-se quem puder, o sangue de Anita ferve! é isso aí, linda! Amigo não é uma pessoa, é muito mais que isso, é um lugar de pertencimento. Vem de dentro!!!
Um grande beijo,

Nikita Ferraz disse...

Gente! Adorei todos os comentários, mas fiquei super curiosa para saber de quem é o comentário Anônimo que menciona a Anita. Essa pessoa tem que me conhecer muito bem! Me fale, vai?

Beijos

Anônimo disse...

Amiga, comentário atrasado... mas antes tarde do que nunca, né?
Muito obrigada por ser minha amiga irmã querida!

Beijão daquela que está mais pertinho do que nunca... rs