sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Eu posso!


Uma das coisas que faz parte da vida de uma divorciada é lidar com as finanças. Eu nunca fui uma descontrolada, pelo contrário, mas achei que sofreria muito de controlar o orçamento sozinha. Acho que esse é um dilema de muitas mulheres: como conseguir dar conta de pagar todas as contas, atender as inúmeras demandas de beleza (manicure, cabelo, e depilação) e ainda resistir a comprar um sapato, bolsa ou blusinha nova?

Acho que o segredo sempre está no objetivo, pelo menos para mim. Outra dica que aprendi com a uma amiga muito querida, inclusive autora de “As Armadilhas do Consumo”, é que as dívidas afetivas são as piores. Então controlo essas e evito claro, ir às compras na TPM ou muito irritada, pois sempre volto com um problema ao invés de um presente para mim.

O que percebi com a nova vida, é que posso fazer muito mais coisas do que eu imaginava. Já vivi inúmeras situações, claro, como a troca de um bom salário por um estágio, desemprego do marido e corte de gastos para comprar apartamento, carro, etc. Mas o que eu não imaginava é que eu mesma poderia me proporcionar certos luxos: como viajar, jantar em um bom restaurante, passear fazendo comprinhas com as amigas, etc. Isso é muito gostoso.

Antigamente, quando era casada, a pressão era tanta que eu não me permitia nada e quando resolvia comprar algo isso me trazia um mal estar. Agora percebo que dá para fazer. Claro que existe sempre uma ginástica daqui e dali. Corta a faxineira, o pet shop da filhota e pronto, dinheirinho para balada! Fico muito feliz com isso, de conseguir o equilíbrio nas finanças.

Acabei de ler “Delírios de Consumo”, como dever de casa do trabalho e acabei me divertindo muito com a jornalista endividada. Percebi que sou bastante ponderada, organizada, mas que posso me permitir algumas coisas. Resultado: hoje no almoço vi um sapato lindo na vitrine, que adorei e não resisti. A diferença, é que hoje fico super bem de comprar, porque ....

EU POSSO!

7 comentários:

Anônimo disse...

Amei o texto. Também te acho uma amiga muito querida e podemos sim consumir sem culpa e isso é uma delicia.
Grande beijo!

Márcia

Andarilho disse...

É como diz o Obama: Yes, we can! hehehe

inês disse...

Minha querida,

Como voce, tantas outras ( e eu me incluo nessas) já passaram pelo sufoco de pensar que cuidar do próprio orçamento, ver as entradas e saídas, equilibrar as colunas débito e crédito era um bicho de sete cabeças e que não conseguiríamos vencer esse desafio. No entanto, conseguimos e mais ainda, temos a liberdade de escolher, de comprar e gastar sem dar satisfações a ninguém. Você deveria escrever para a coluna "sua história" da revista Elas&Lucros, seu depoimento ajudaria e incentivaria muitas garotas que estão passando por esse momento.
Voce está mais linda do que nunca!

bj

Inês

Chris Carvalho disse...

Nikita, a história se repete! Parece que no geral os casamentos têm as mesmas características! Muitas vezes quando eu ainda era casada me sentia culpada por gastar o meu dinheiro comprando uma bolsa, ou indo ao salão. A pressão era grande, mas hoje consigo administrar sozinha as finanças, as minhas e as do meu filho de 6 anos, e congigo me dar uns presentinhos sem sentir culpada por isso! Bjs

Nikita Ferraz disse...

Realmente as finanças são algo que preocupam muito na separação, mas acho que o casamento seria muito mais saudavel se essa parte fosse mais tranquilo. Acredito que seja possivel, mas confesso que agora me senti muito melhor de usar minha grana da maneira que eu achar melhor.

Adorei os comentários, inclusive do Mr. SuperTramp...rsrs

Beijos

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Dá-lhe, Nikita, arrasando no controle das finanças pessoais. Adorei.

Tenha certeza do quanto eu te adoro, morro de saudade e me diverti muito nos nossos bons tempos de divorciadas aprontando por aí, hahaha!!!! Fico feliz e orgulhosa ao acompanhar todas as suas mudanças e evoluções.

Vamos nos encontrar antes das minhas férias, sem falta.

Beijo grande,

Bela - A Divorciada

Alexia disse...

Muito bom o texto!
Incrível como aprendemos a administrar melhor quando a responsabilidade sob o o orçamento são só nossas.
Humm, tambem quero um sapato novo !