segunda-feira, 8 de março de 2010

Divorciada aos dez anos


O assunto me despertou a curiosidade porque achei que tivesse encontrado mais uma para o time que ficou quase uma década casada, mas não, essa menina se divorciou com 10 anos de idade. Uma criança, uma menina, mas que foi muito mais corajosa que muitas mulheres que ouvimos falar todos os dias, que sofrem no casamento, seja pela infelicidade ou até pelo sofrimento físico.
`
"Meu nome é Nujood, 10 anos, Divorciada", conta a batalha dessa jovem iemenita que foi prometida pela família com essa idade para um homem de 30 anos. Ela estava apenas na terceira série quando o marido a obrigou a largar a escola, forçou-a a fazer sexo antes mesmo da primeira menstruação e depois passou a espancá-la.

Essa poderia ser apenas mais uma história triste desse país, mas não foi. Porque essa pequenina corajosa conseguiu fugiu de casa e chegou ao tribunal para se tornar uma divorciada. Quando li essa história me lembrei do livro "A cidade do Sol" e no sofrimento de outra pequena em um casamento prometido pela família, por seu pai, em que ela tanto confiava. Por conta disso, a menina sofreu nas mãos do marido que inicialmente parceria ser um homem bom e só conseguiu por fim aos maus tratos com uma situação trágica.

Essa menina de apenas 10 anos tem mais história para contar que muita gente por aí e hoje sustenta a família com o best-seller. Ela tem o sonho de ser advogada e mostrou que é possível sim viver e não ser escrava de uma vida sofrida e sem esperanças.

Acho que essa é a melhor mensagem que podemos ter no "Dia Internacional das Mulheres", um exemplo de uma grande mulher no corpo de uma pequena menina.